quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Diet X Light: você sabe entender a diferença?


Por Nathalia Assunção 

Olá! É comum a procura de alimentos com alegação diet ou light. Mas, muitas vezes não se sabe ao certo o que essas denominações querem dizer. Hoje vou explicar esses termos:
DIET: São os alimentos especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições de saúde específicas. Apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente como, por exemplo, geléia para dietas com restrição de açúcar visando o público diabético.
LIGHT: São aqueles alimentos que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzida quando comparado a um alimento convencional. São definidos os teores de cada nutriente e ou valor energético para que o alimento seja considerado light. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.
Obs.: Tanto alimentos diet quanto light não têm necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzido. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros.
ATENÇÃO
Os alimentos diet e light podem ser usados, mas com algumas considerações. Por exemplo, o chocolate diet é isento de açúcar, em compensação, apresenta mais gordura do que o chocolate convencional, por isto, mesmo sendo diet deve ser consumido com moderação. Outro exemplo, é o requeijão light, ele tem menos gordura que o original, porém, ainda que seja light, contém gordura, por isso deve ser consumido com moderação.
 Procure um (a) nutricionista para saber o que no seu caso seria mais interessante!


Nathalia Assunção
Nutricionista CRN3 29737

Nenhum comentário:

Postar um comentário